Review – A Ilha das Almas Selvagens (1932).

Por Calil Neto

18 de setembro de 2017.

Filme com o ator Bela Lugosi para mim é tudo, mesmo que não seja entre os papéis principais, ou seja em um papel secundário. Mesmo que seja em alguns momentos do longa já vale a experiência. Lugosi ficou reconhecido mundialmente pelo personagem Drácula do ciclo de monstros da Universal, e participou também do primeiro zombie movie da história do cinema, o longa White Zombie na mesma década de 30 do século passado.

A Ilha das Almas Selvagens ( Island of Lost Souls – 1932), dirigido por Erle C. Kenton, é a primeira adaptação do livro clássico A Ilha do Dr. Moreau (1896) de H.G. Wells (1866 – 1946), o mesmo de A Guerra dos Mundos, e com destaque também para o ator Charles Laughton, o interprete do Quasimodo do longa O Corcunda de Notre Dame  de 1939. Atuou também no belíssimo épico Spartacus (1960). Só por curiosidade o próprio escritor H.G.Well não curtiu muito o filme, por não ser totalmente fiel ao livro. Na trama do filme temos um cientista maluco, Dr. Moreau (Charles Laughton) que acha que é um Deus com suas descobertas, e faz as suas loucas experiências criando homens-animais da ilha. Bela Lugosi interpreta o líder desses homens-animais, que lembram muito um lobisomem.

A maquiagem do filme é muito boa. Ótima para os padrões dos anos 30. O talentoso Charles Gemora foi um dos responsáveis pela maquiagem dos personagens.

Pode parecer piada e uma estranha comparação mas conferindo o filme, me lembrei de alguns filmes como o polêmico Monstros ( Freaks – 1932) de Tod Browning, que tem os personagem deformados, que com certeza influenciou o filme de Erle C. Kenton e também me fez lembrar do clássico de Romero A Noite dos Mortos-Vivos, que viria apenas a ser produzido nos anos 60, quando os personagens em grupo passam a perseguir os protagonistas, o mocinho e a mocinha.

Um ótimo filme. Deslumbrante!!!! Um filme que não deixa de mencionar o darwinismo, a evolução das raças.

Nota: 4,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s