Review – A Criada (The Handmaiden – Coréia do Sul – 2016)

Por Calil Neto

26 de maio de 2017

A Criada (The Handmaiden) é o longa de 2016 do cultuado diretor sul-coreano Chan-wook Park conhecido por sua famosa trilogia da vingança, entre eles Oldboy de 2003. Em 2013 teve seu primeiro trabalho em Hollywood com o filme Segredos de Sangue, que também é belo mas incomparável aos seus trabalhos anteriores, estrelado pela megastar Nicole Kidman.

SPOILERS

Veterano no cinema extremo Park traz para esse longa peculiar uma erotização exarcebada que me fez lembrar de Joe D´Amato e os lesbianismos e também do clássico Império dos Sentidos da lenda Nagisa Oshima e é uma adaptação do livro Fingersmith de Sarah Waters que foi lançado em 2002. No livro a trama se passa em Londres, na Inglaterra, no século 19, e este longa se passa na conjuntura dos anos 30 do século passado na Coréia quando foi colonizada pelo Japão. O conde Fujiwara (Ha Jung-woo) está atrás de uma funcionária, a tal da criada, que tem um passado de ladra, para cuidar de uma estranha garota rica que mora em uma mansão, Hideko (Kim Min-hee), que durante a infância era incentivada pela família a ler textos obscenos. Sook-hee (Kim Tae-ri), a criada, e Hideko acabam participando junto com o conde de um triângulo amoroso, sendo que Sook-hee e Hideko estão apaixonadas uma pela outra. Sook-hee é internada em um hospício no lugar de Hideko, através de uma farsa do conde e Hideko em um filme com 3 capítulos não-lineares, com um deles apresentado em flashback. Um longa que não deixa de mostrar a ganância dos personagens.

Sem dúvida alguma é um trabalho bem ousado, um dos mais, do diretor sul-coreano! Com impecável produção, digna dos trabalhos do cinema norte-americano, e competente direção de arte.

Nota: 4,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s