Review – O Curioso Caso de Benjamin Button (2008).

 

o-curioso-caso-de-benjamin-button-l
CGI maravilhoso!

Por Calil Neto

Esse filme é um clássico e um dos grandes filmes dos anos 2000. Um dos melhores filmes da carreira do ator Brad Pitt. Filme que quando estreou tive a oportunidade de conferir no cinema . Entrevista com Vampiro de 1994 também é bárbaro. A ficção é dirigida magistralmente pelo magnânimo David Fincher e com roteiro adaptado de um conto de F. Scott Fitzgerald por Eric Roth. No conto de F. Scott Fitzgerald quando a criança nasce já é um idoso, não um bebê com rugas e envelhecido como no longa de David Fincher. Benjamin Button morre como um bebê. Nasce no longa um bebê idoso e morre um bebê.

016586240-fmm00

 

O longa não apresenta uma narrativa linear e começa no presente com a filha de Benjamin Button (Brad Pitt)  e  Daisy( Cate Blanchett, a Galadriel de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, na fase adulta), Caroline (Julia Ormond), lendo um diário de Benjamin Button, que está escrito a vida de Benjamin e de sua relação com Daisy. Daisy está bem idosa e em uma cama de hospital, com a filha Caroline na beira da cama.  Depois durante a leitura do diário de Benjamin Button temos um flashback da vida de Button e Daisy.

benjamim_01

 

Benjamin Button nasce após a primeira Guerra Mundial, a mãe Caroline morre durante o parto e o pai, Thomas (Jason Flemyng), que é dono de uma loja de botões, assustado com a aparência da criança a deixa em Nova Orleans com um casal de negro, sendo que a mulher Queenie (Taraji P. Henson) a principio não pode ter filhos.

Benjamin aos 5 anos conhece Daisy filha de uma amiga, por quem sem apaixona e tem uma filha, Caroline, no futuro . As pessoas ao redor de Benjamin Button vão envelhecendo e morrendo e ele vai ficando mais novo e jovem.

O trabalho com uso de computação gráfica no envelhecimento e rejuvenescimento do personagem Benjamin é espetacular! O filme em 2009 teve 13 indicações ao Oscar, ganhou em 3 categorias: melhor direção de arte, melhor maquiagem e melhor efeitos especiais (muito bem merecido!).

O único problema é que eu pelo menos não consegui captar a mensagem do filme: TRANSITORIEDADE DA VIDA, FINITUDE DO HOMEM. Não sei.

FILMAÇO!

Nota: 4,0 de 5,0.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s