Review – A Espinha do Diabo (2001).

the-devils-backbone-3

Por Calil Neto

Guillermo Del Toro, grande admirador do diretor italiano Mario Bava, dirigiu seu terceiro longa  A Espinha do Diabo (2001), que acontece na época da Guerra Civil Espanhola, nos arredores de um orfanato cheio de crianças administrado por um senhor casado com uma senhora que não tem uma das pernas que o trai com um jovem rapaz. Nesse orfanato tem um fantasma de um garoto chamado Santi que assombra o local.

Um filme com pitada de horror gótico com um fantasma romântico que evoca o passado. Del toro não queria transformar o fantasma Santi em um zumbi ou morto-vivo. Teria que ser singular. O nome do personagem Santi não foi em vão e é muito parecido com “santo”, e representa uma imagem sagrada. Antes da produção do filme Del Toro já tinha um esboço (desenho) do personagem. A idéia de Del Toro era a de que Santi se parecesse com o menino Jesus.

210149.1020.A

A Espinha do Diabo é o filme favorito de Del Toro, que depois ganharia um merecido reconhecimento em Hollywood. Para Del Toro A Espinha do Diabo foi seu primeiro filme, pois em Cronos de 1993, com temática vampiresca, seu real primeiro longa, foi difícil de fazer, pois na época não teve tecnologia necessária para realizar o filme da maneira que queria. Mesmo com o orçamento apertado em A Espinha do Diabo e a ajuda de uma melhor tecnologia do que em relação à Cronos, conseguiu fazer o que queria.

A Espinha do Diabo com belíssima fotografia é uma deliciosa obra-prima. Um filme para ser visto e revisto tamanha a magnitude de seu trabalho.

Nota: 4,5 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s