Review – Arquivo X (1993-2008) – Da 1a à 9a temporada mais os filmes.

chris-carter-x-files-cast

Por Calil Neto

Neste post faço um REVIEW sobre o seriado Arquivo X, uma das melhores séries de todos os tempos, que em janeiro de 2016 ganhou a décima temporada.

TEM SPOILER. SE NÃO ASSISTIU E VAI CONFERIR UM DIA O SERIADO NÃO LEIA.

Neste espaço me dedicarei a comentar da 1ª a 9ª temporadas, que foram exibidos de 1993 a 2002 no canal FOX e que conquistou milhões de fãs pelo mundo todo, se tornando uma série cult. A série teve também dois filmes Arquivo X: O Filme (1998), que se passa entre a quinta e sexta temporada, e Arquivo X – Eu Quero Acreditar (2008), que se passa depois da nona temporada.

x-files-key-relationship

 

O seriado criado por Chris Carter envolve o sobrenatural e a descoberta da existência de vida extraterrestre (a descoberta da verdade para Mulder e Scully) que dominaram em um passado não tão longínquo o planeta Terra. Os protagonistas são Dana Scully (Gillian Anderson) e Fox Mulder (David Duchovny) que são os investigadores de casos não solucionados do FBI conhecidos como os Arquivos X. Tem a conspiração do governo americano sobre a existência ou não de vida alienígena, tem a suposta abdução da irmã de Fox Mulder quando eles eram pequenos, que depois percebemos que foi clonada. Tem os personagens Walter Skinner (Mitch Pileggi) e o Cancerígeno (William B. Davis) que tem papéis importantíssimos na trama. Tem também os pistoleiros solitários que auxiliam Mulder e Scully a solucionar os misteriosos casos em alguns episódios.

A série tem de tudo, tem um monstro que é fanático pela cantora e atriz Cher (um dos ótimos e belíssimos episódios da série), tem o ator Bruce Campbell (da franquia Evil Dead) no papel do demônio que mata os filhos, tem um episódio de boneca (Chinga) escrito por Stephen King junto com Chris Carter, que  também é produtor executivo do seriado. Tem o episódio do monstro que vive em um condomínio fechado de luxo. Tem episódios que tem viagem no tempo, episódio com Déjà vu, episódios com vampiros, episódio de homem que se transforma em um cão. Tem um belíssimo episódio que um ET se transforma em um humano negro somente por causa de sua paixão pelo beisebol.  Tem episódio que mortos voltam à vida. Tem um episódio de um mágico que perde a cabeça, que é bem interessante.

Aborda com os passar das temporadas, o domínio dos extraterrestres sobre o homem e o planeta Terra, a possível origem dos homens que podem ter surgido de vidas de outros planetas.  A série traz um pouco de espiritualidade também com o episódio duplo de Libertação da sétima temporada. Tem um episódio que é filmado no estilo de falso documentário. Tem um episódio que estão fazendo uma produção no estilo de Plan 9 com a participação dos personagens de Mulder e Scully no elenco, mas com outros atores interpretando seus papéis.

No final da sétima temporada Mulder é abduzido por alienígenas e a partir da oitava temporada Scully, que está grávida, vai ter o auxílio do personagem o também agente John Doggett (que teve o filho assassinado) interpretado por Robert Patrick para solucionar os Arquivos X e descobrirem juntos o paradeiro de Mulder. Scully é estéril e quando foi abduzida, implantaram um chip na sua nuca que possibilitou a gravidez.

x-files-s9-mulder-scully-doggett-reyes-skinner-spender-elwes-kersh-dvdbash-wordpress0063

A agente Monica Reyes (Annabeth Gish) vai ajudar Scully e se torna a parceira de John Dogget e vai ajudar Dogget a solucionar os casos. Tem episódios que aparecem pessoas na Terra que curam pessoas que foram abduzidas. Mulder reaparece já na oitava temporada e depois some. Tem episódios que aparecem grávidas de bebês alienígenas. No final da oitava temporada nasce o filho de Scully com Mulder que concedeu seu sêmen para a fertilização. O filho deles se chama William, e pode ter sido gerado para se tornar um supersoldado com DNA alienígena e comandar a guerra dos humanos contra os extraterrestres que almejam conquistar o planeta. William se separa de Scully e é deixado para  a adoção. Ele é adotado por um casal enigmático por motivos de segurança da criança.  O ator Robert Patrick que ficou conhecido pelo belíssimo O Exterminador do Futuro 2 (1991) consegue dar conta do recado com seu personagem no seriado.

È uma série que aborda a vida após a morte, a reencarnação, mundos paralelos, o sobrenatural, atividades paranormais, o poder da religião na vida dos personagens. No finalzinho do último episódio da 9ª temporada que tem quase 1hora e meia de duração, dá-se destaque a um crucifixo, mostrando o poder da religião na vida do casal de investigadores.  Após a nona temporada temos o longa Arquivo X: Eu quero acreditar (2008), cuja trama Scully e Mulder vão tentar solucionar o paradeiro de uma agente do FBI e vão ter a ajuda de um padre acusado de pedofilia. No longa temos um novo doutor Frankenstein que quer juntar restos de corpos humanos. Um filme que não precisava ter sido feito.

É um belíssimo seriado com seus altos e baixos. Uma das melhores séries que mistura os gêneros horror com ficção científica de todos os tempos do circuito norte-americano.

Nota para a série até a 9ª temporada:4,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s