Sangue de Pantera (1942).

Poster - Cat People (1942)_02

 

 

Por Calil Neto

No enredo temos Irena, a mulher que se transforma em uma pantera. O longa é produzido por Val Lewton da RKO, e estava na lista de diversos filmes de terror que recorriam a efeitos especiais práticos da época.

Sangue de Pantera não traz a sensualidade de seu belo remake de 1982 de Paul Schrader, A Marca da Pantera, com suas cenas de sexo e violência explícita.

Nos anos 30 a Universal dominava com os filme dos monstros clássicos. Então a RKO decidiu se dedicar a animais selvagens e os zumbis. Charles Koerner, que estava no comando da RKO, requereu a Val Lewton (1904-1951) para preparar um filme que tivesse o título de Cat People que para ele era uma atração. Lewton tinha fobias de gatos e anos atrás tinha escrito para a revista Weird Tales o conto The Bagheeta que girava em torno de um gato lobisomem. Em 1934, quando percorreu os Estados Unidos de trem para trabalhar em Hollywood, tinha pesadelos freqüentes com gatos.

Val pensara primeiro em adaptar o conto Anciente Sorceries, de Algernon Blackwood, cogitou também em The Eye of Panther, de Ambrose Bierce, e em Monsieur Seeks a Wife, de Margaret Irwin, até que escreveu a sua irmã Lucy Lewton em My Brothers, decidiu por uma história de moda francesa que mostravam modelos usados por manequins com cabeças de gatos, e que o haviam impressionado. No roteiro filmado de Sangue de Pantera (1942), Irena Dubrovna (Simone Simon) é a imigrante sérvia que se torna ilustradora de moda em Nova York, casando com um homem por quem se afeiçoa. Na noite de núpcia, ela se mostra uma garota que teme se transformar em uma pantera caso se entregue ao sexo. A maldição original que liga a estranha jovem ao povo felino é evocada pela aparição da misteriosa mulher gato (Elisabeth Russell) que reforça os medos da garota. Irena fica durante um tempo no zoológico do Central Park para desenhar panteras “transpassadas por fálicas espadas”.

Editors-Pick-Cat-People-1942

Irena possui uma maldição, que ela rejeita, e passa a ater ”supostas fantasias”. Irena passa a se consultar com um psiquiatra (Tom Conway). Lewton assistia All that Money can buy (1941) de William Dieterle, quando descobriu na atriz francesa Simone Simon a pessoa perfeita para a personagem central da história. O longa apresenta um combinação de interpretação estilizada, história absurda, atmosfera onírica, fotografia expressionista (em preto e branco) e terror com fundo sexual. Orçamento de quase 135.000 dólares, um filme B, rodado em apenas 21 dias, Sangue de Pantera é o primeiro filme na carreira do diretor Jacques Tourneur do qual ele tem total liberdade para demonstrar suas idéias.

O sucesso de Sangue de Pantera ajudou a RKO a superar as dificuldades econômicas que enfrentava.

Um belo filme.

Nota: 3,5 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s