Review de livro Dança Macabra (1981) de Stephen King.

ArquivoExibir

Por Calil Neto

Dança Macabra é um belíssimo livro de não ficção de Stephen King, que recebeu o convite de um editor com quem trabalhou para escrever um livro sobre o gênero do horror abordar um retrospecto tanto da literatura quanto do cinema de gênero entre os anos 50 e 80.

O livro aborda as matinês de cinema de sábado que Stephen King freqüentava nos anos 50, aborda os filmes favoritos de horror e ficção científica memoráveis do escritor como Vampiros de Alma, de Don Siegel (que teve o remake Invasores de Corpos), o clássico O Exorcista (o filme de terror mais assustador da história), A invasão dos discos voadores, O dia em que a Terra parou. Stephen King menciona O monstro do Ártico, Alien o Oitavo Passageiro, Star Wars, Contatos Imediatos de 3º Grau, Halloween e A Bruma Assassina de John Carpenter, Freaks de Tod Browning, a AIP (American International Pictures), fala de faroeste.

King não poderia deixar de falar em H.P.Lovecraft, do livro Os mortos-vivos de Peter Straub, o livro clássico Drácula de Bram Stoker (do qual seu livro Salem tem semelhança intencional), Richard Matheson com o livro O Incrível Homem que Encolheu, Robert Block, Ray Bradbury, a revista Weird Tales. King traça um paralelo com o monstros da Marvel Comics, como Dr. Octopus, Homem Areia, o Abutre, o Lagarto, Dr.Destino. Fala da suposta origem do Drácula e do também clássico livro de Mary Shelley que aos 19 anos escreveu Frankenstein e nunca mais escreveu uma obra de sucesso. Aborda O Médico e o Montro de Robert Louis Stevenson que teria escrito o livro em 3 dias.

MBweirdtales_1936_02

Para que gosta de literatura do gênero, cinema de horror, e cultura pop, e quer saber um pouco mais de Stephen King e suas admirações é uma leitura imprescindível.

Ray Bradbury
O já falecido Ray Bradbury.

 

Recomendadíssimo. Muito interessante! King manja do assunto.

Comprar Dança Macabra de King.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s