The Babadook (2014).

MV5BMTk0NzMzODc2NF5BMl5BanBnXkFtZTgwOTYzNTM1MzE@__V1_SX640_SY720_

Por Calil Neto

A Austrália apresenta belíssimas produções do gênero horror, como a franquia Wolf Creek (2005- 2013) e o cult Patrick (1978), que em 2013 ganhou um remake também vindo de terras australianas.

The Babadook é mais um belíssimo exemplar vindo da Austrália em co-produção com o Canadá, um thriller psicológico, que foi eleito pelo diretor William Friedkin, do clássico O Exorcista (1973), como o filme mais assustador que assistiu. Acho que o diretor exagerou, mas tudo bem.

The Babadook

The Babadook é o movie debut da diretora Jennifer Kent que também é atriz. O roteiro também é da senhorita Kent, em um longa que foi exibido em diversos festivais em 2014, como em Sundance Film Festival e no Florida Film Festival.

Essie Davis estrela como uma mãe traumatizada, Amelia, perseguida pela memórias de seu falecido marido que morreu em um acidente trágico de carro, quando levava a esposa para ter o filho Samuel (em belíssima atuação do pequeno Noah Wiseman) no hospital. Samuel pede a sua mãe depois de crescido para ler uma história de ninar, como ela sempre fazia, só que dessa vez ela pega um livro com um personagem conhecido com Senhor Babadook, que dará ao filho e mãe pesadelos com o tal do Babadook.

the-babadook

O Senhor Babadook é nada mais do que um bicho papão que vai assombrar um menino e uma mãe traumatizados com a morte do pai que faleceu de uma forma prematura.

É uma produção com belíssima direção de arte e belíssima fotografia, que lida com o medo de uma criança, a fragilidade de uma criança diante de um ser desconhecido, a pureza de uma criança que apesar de ser rebelde é pura. O mundo ilusório e ingênuo das crianças. Lida em algumas cenas com a espiritualidade no contato dos personagens com o pai morto.

A atriz Essie Davis com Jennifer Kent.
A atriz Essie Davis com Jennifer Kent.

É uma produção que usa e abusa de efeitos especiais práticos, e brinca com a imaginação do espectador diante das aparições do personagem Babadook. É um conto de fadas macabro.

Uma belíssima produção.  Um new classic do gênero!!!!

Recomendadíssimo!!!

Nota: 4,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s