Review de livro Doutor Sono (Doctor Sleep – 2013), de Stephen King.

doutor

“A criatividade de King não falha: Doutor Sono tem tudo para ser sua melhor obra.” – The New York Times

“Uma obra-prima, provavelmente o melhor romance sobrenatural do século.” – The Guardian

“Uma leitura intensa e emocionante, que nos dá uma ótima conclusão para a história de Danny Torrance.” – Publishers Weekly.

Por Calil Neto

Primeiro tive a oportunidade de assistir aos dois longas baseados em O Iluminado, o primeiro odiado pelo Stephen King de Stanley Kubrick de 1980, e a versão feita para a televisão de 1997, com Stephen King como produtor executivo e roteirista com toda a cara de King. Isso na época dos VHS.

Após assisti-los, quando foi anunciado a sequência de O Iluminado, Doctor Sleep em 2011, resolvi ler o livro do qual se originou os dois longas e o li, e notei que ele é bem mais detalhado do que as suas adaptações. Um livro fenomenal, um dos melhores da carreira de King.

Doutor Sono, sequência do clássico O Iluminado, é lançado no mercado após 36 anos da publicação do livro original. O protagonista do livro é Dan Torrance, o menininho filho de Jack Torrance, mas dessa vez crescido, e conhecido na obra em questão como Doutor Sono. Dan, que é iluminado, trabalha em um asilo de velhinhos e os auxilia a ir para o outro plano, o plano espiritual, ou seja, a morte. Dan arranja amizade com outra menininha iluminada, Abra Stone, e terão que lutar contra os “vampiros” que perambulam em trailers pelas estradas dos EUA, e se alimentam da alma de iluminados.

Dan além de ter que lutar contra o alcoolismo, com o auxílio do AA, herança de seu pai violento, Jack Torrance, terá que lutar contra essas forças do mal.

box
O Box.

O legal de Doutor Sono é que ele resgata personagens do livro escrito a mais de 3 décadas, como o também iluminado, Dick Hallorann. O pai e mãe de Dan, também são mencionados diversas vezes, até o amigo imaginário de Dan, durante a sua infância, Tony, aparece na narrativa. Outro ponto positivo do livro é a união de fatos ficcionais com fatos reais, algo que King faz em muitas das suas obras.

Eu recomendo que primeiro leia O Iluminado, e depois o Doutor Sono.

Um belíssimo livro, em uma idéia genial de King em retornar ao universo fantástico de O Iluminado. 

Doutor Sono foi premiado como melhor Romance no Bram Stoker Awards edição 2013.

Indicado.

Comprar – Doutor Sono

Submarino

Extra

Ponto-Frio

Saraiva

Americanas

Comprar O Iluminado junto com Doutor Sono (Box – 2 livros)

Submarino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s