As 7 faces do Dr. Lao (1964).

oS9GGXl8ngrBrUvOWgNh7uxbiB2

Por Calil Neto

Revi essa deliciosa produção, que é uma mistura de filme do gênero western com fantasia, conhecida como As 7 faces do Dr.Lao (1964).

O longa é dirigido pelo competente George Pal, de Sinbad (1936), O pequeno polegar (1958) e O Mundo Maravilhoso dos Irmãos Grimm (1962), e apresenta em seu plot, baseado em um romance de fantasia, O Circo do Dr. Lao, de Charles G. Finney, um simpático velho chinês, Dr. Lao (Tony Randall) que desembarca em Abalone, Arizona com seu circo de seres bizarros, com o intuito de mudar os rumos da cidade, onde o fazendeiro rico Clint Stark (Arthur O’Connell) almeja destruir o vilarejo e construir uma estrada de ferro.

as sete faces

Dentro de seu circo, Dr. Lao, se transforma em sete personagens diferentes, todos  interpretados magistralmente pelo ator americano Tony Randall (1920–2004). Cada um com suas características próprias, e muito bem caracterizados. Tony Randall, é o grande, senão o maior destaque desta belíssima produção. Os personagens são os seguintes: O Abominável Homem das Neves, Merlin – O Mágico, Apollonius de Tyana, Pan, A Serpente Gigante, a Medusa, e o dr. Lao.

abalando-abalone

A belíssima direção de fotografia conduzida por Robert Bronner (Viagem ao Fundo do Mar) aliada a uma caprichada direção de arte de George W. Davis (Além da Imaginação) e Gabriel Scognamillo (O Grande Caruso) tem um resultado maravilhoso para os olhos do espectador.

Os efeitos visuais, como o uso de stop motion e animatrônicos, que são belíssimos, mas podem parecer datados para os dias atuais, estão nas mãos de Jim Danforth (A Coisa) e Pete Kleinow (O Exterminador do Futuro). Nada que tire o brilhantismo da produção.

O compositor Leigh Harline (de Pinocchio de 1940, da Disney), vencedor da estatueta do Oscar de 1940 na categoria de trilha sonora original por Pinocchio, é o encarregado das ricas e belíssimas músicas da trilha sonora. William Tuttle rebeceu o Oscar honorário de maquiagem pelo belíssimo trabalho na produção.

Curiosidade: O ator Peter Sellers (1925–1980)  foi a primeira escolha do diretor para interpretar o Dr.Lao.

Um belíssimo filme! Um filme mágico! Clássico!

Recomendado.

 

tumblr_lvjht7RX4w1qaafa9o1_500

Nota: 3,5 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s