As Viagens de Gulliver (1960).

136

Por Calil Neto

Revi essa pérola divertidíssima, As Viagens de Gulliver – The 3 Worlds of Gulliver (1960), dirigida por Jack Sher (Uma pequena do Barulho), baseada em livro clássico do irlandês Jonathan Swift (1667–1745), As Viagens de Gulliver – Gulliver’s Travels (1726). E não estou falando da péssima comédia pastelão com Jack Black de 2010.

As Viagens de Gulliver (1960) marcou a infância e a adolescência de muitos, pois era exibido e reprisado com freqüência na tela do SBT.  Um filme muito aprazível de se assistir.

A produção tem o roteiro de Jack Sher e Arthur A. Ross ( O Monstro da Lagoa Negra, À Caça do Monstro).

No enredo, temos o médico Lemuel Gulliver (Kerwin Mathews de Sinbad e a Princesa e O Matador de Gigantes) em viagem para as Índias e que vai parar em uma ilha habitada por homens e mulheres pequeninos, os Lilliputians. Depois o médico vai parar em Brobdingnag, na terra dos Gigantes, onde reencontra sua amada Elizabeth (June Thorburn) que está aprisionada em um castelo de um rei e mora em uma casa de brinquedos.

gulliver1

3worldsgullivergirlVGlc

Os efeitos visuais de As Viagens de Gulliver estavam nas mãos do competentíssimo Ray Harryhausen, um papa e pioneiro dos efeitos especiais no cinema, que faleceu em 2013. Francisco Prósper (Salomão e a Rainha de Sabá) não creditado trabalhou no efeito das miniaturas. A melhor cena da produção é o momento peculiar em que Gulliver luta com um jacaré na terra dos Gigantes.

the-three-worlds-of-gulliver

Ray Harryhausen à esquerda.
Ray Harryhausen à esquerda.

Uma belíssima produção.

RECOMENDADO.

Nota: 4,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s