Uma Noite de Crime (2013).

Uma Noite de Crime (2013) Por Calil Neto

Uma Noite de Crime (The Purge) é dirigido por James DeMonaco (Staten Island), em seu primeiro filme no gênero horror em sua carreira de diretor, com o baixo orçamento (a lowbudget film) de 3 milhões de dólares, trazendo juntos no mesmo projeto as produtoras BlumHouse Productions, de Jason Blum, e a Platinum Dunes de Michael Bay.

Outros nomes como Andrew Form, Bradley Fuller e Sebastien Lemercier estão na produção.

Uma Noite de Crime, distribuído pela Universal Studios, arrecadou apenas no primeiro final de semana nos EUA, 34 milhões de dólares, com o valor arrecadado total de 64 milhões de dólares nas bilheterias dos EUA, o que significa que a Uma Noite de Crime agradou o público.

Uma Noite de Crime tem no elenco Ethan Hawke, queridinho do diretor, que trabalhou também ao lado de James DeMonaco na dramédia Staten Island, de 2009. Em Uma Noite de Crime faz o papel do protagonista, o pai de família James Sandin, e responsável por equipamentos de segurança domiciliar. 3bf5cfe09b9ff938aca326425f5a765f

A trama é a seguinte: O ano é de 2022, o crime está melhor contido e a economia está prosperando nos EUA, e todo ano em 12 horas, qualquer indivíduo pode cometer crimes e assassinar pessoas para descarregar a raiva e o ódio para que nos outros dias do ano a criminalidade se reduza.   O filho de James Sandin, Charlie (Max Burkholder) que está junto com sua família enclausurado em sua casa com o máximo da segurança possível, fica com piedade de um sem teto negro (Edwin Hodge)  que passa em frente a residência e abre as portas da casa para o indivíduo desconhecido adentrar.   Indivíduos com máscaras com um sorriso estampado almejam matar o individuo que adentrou na casa a qualquer custo, e menosprezam a sua condição social. The Purge Movie

Para os desavisados The Purge vem da palavra inglesa que significa limpeza, ou neste caso, na purificação dos males da sociedade, ou dos Estados Unidos.

Uma Noite de Crime tem atores talentosos, mas peca pelo roteiro PESSIMISTA e pela mensagem que leva ao espectador de que o ser menos favorecido socialmente, ou mesmo desfavorecido economicamente, ou seja o marginal, deve ser exterminado da sociedade através da violência, ou seja, é um filme politicamente incorreto.

Uma Noite de Crime é outro fenômeno desses bens sucedidos filmes de horror realizados com baixo orçamento da atual geração, e que lucram horrores nas bilheterias pelo mundo afora, possibilitando a criação de franquias, a exemplo de Sobrenatural e os seus capítulos.

A alta bilheteria nos cinemas e a aceitação do público pelo mundo de The Purge já mencionado foram motivos de sobra para garantir a sequência The Purge: Anarchy (Uma Noite de Crime: Anarquia), dirigido também por James DeMonaco. Um prequel da franquia também já está sendo cogitado pelos produtores. Uma Noite de Crime é filme de baixo orçamento, (com muita bilheteria), que lida com os conflitos das classes sociais (elite versus pobres) e o lidar das diferenças entre essas classes.

Curiosidades:

A produção recebeu classificação indicativa R-Rated devido a forte violência e ao linguajar adulto.

No elenco também temos Lena Headey, conhecida dos fãs de Game of Thrones, no papel de Mary Sandin, mulher do personagem de Ethan Hawke. xZeYetX

O filme recebeu indicação em 2014 como melhor filme de horror na Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, nos EUA, e Ethan Hawke foi indicado como melhor performance (Best Scared-As-S**t Performance) no MTV Movie Awards de 2014, também em solo norte-americano.

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Um comentário em “Uma Noite de Crime (2013).

  1. Não é justo dizer que a mensagem do filme é pessimista. Ao contrário da maioria dos filmes do gênero, onde há um personagem negro geralmente por obrigação legal e o qual não contribui significantemente para o desenvolver da história, em The Purge percebemos a tentativa de DeMonaco de abordar a marginalização do negro e do pobre por meio do sem-teto que é salvo pela família.

    SPOILER: [Mais importante ainda: o personagem se torna o herói no final do filme e consegue sobreviver, o que raramente acontece na maioria das produções cinematográficas de horror.]

    Apesar de algumas falhas de coerência no roteiro para criar essa situação, vemos que esse é um dos engajamentos do filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s