V/H/S 2 (2013).

V/H/S 2 (2013)Por Calil Neto

V/H/S 2, originalmente chamado de S-V/H/S, é o segundo filme com antologias de horror indie, que estreou em 19 de janeiro de 2013 no Sundance Film Festival e 12 de julho de 2013 em cinemas limitados nos EUA, e traz uma continuação após o estrondoso sucesso e repercussão do primeiro filme, uma das grandes surpresas do gênero em 2012.

V/H/S 2, assim como V/H/S (2012) é dividido em segmentos amarrados por uma idéia central e roteirizado e dirigido por diferentes profissionais especializados no gênero.

Os segmentos são os seguintes, Tape 49, dirigido por Simon Barrett (You are Next), Phase I Clinical Trials, dirigido por Adam Wingard (V/H/S. O ABC da Morte),  A Ride in the Park, dirigido por Eduardo Sánchez ( A Bruxa de Blair, Adorável Molly) e Gregg Hale ( A Bruxa de Blair, Adorável Molly,), Safe Haven, dirigido por  Timo Tjahjanto (The ABCs of Death) e Gareth Evans (Operação Invasão), e Slumber Party Alien Abduction, dirigido por Jason Eisener (O ABC da Morte).

V/H/S 2 segue a mesma linha da  primeira produção da franquia, no estilo e subgênero found footage (fitas perdidas), seguindo os mesmos moldes de A Bruxa de Blair (1999) e da franquia Atividade Paranormal (2007), com a câmera em primeira pessoa, sendo que em alguns momentos temos a câmera em movimento acelerado.

SPOILERS.

A produção tem como abertura do enredo dois investigadores que flagram um casal mantendo relação sexual em um quarto de um motel (algo do tipo), e que estão a procura de um rapaz desaparecido. Logo em seguida os investigadores entram pela janela de uma casa, e encontram diversos computadores e fitas de V/H/S, onde podem conter as pistas para o sumiço do jovem.

untitled

Phase I Clinical Trials – Mostra um rapaz que sofreu um acidente e que teve que colocar um olho biônico. Esse rapaz passa a ver gente morta, enquanto a colega Clarissa, que conheceu na clínica onde foi implantado o olho, e que realizou um implante auditivo no mesmo local, começa a ouvir vozes de pessoas mortas. Adam Wingard (Você é o próximo, O ABC da Morte) faz parte do elenco.

safe_imageCAN3XN6F

A Ride in the Park – Mostra uma galera que vai caminhar de bicicleta em uma trilha… Começam a surgir do nada pessoas que se assemelham a zumbis, e que comem restos humanos. Até um aniversário com diversas crianças é invadido por esses seres.

VHS2_Still02

Safe Haven – Uma entrevista é realizada em uma comuna religiosa asiática, cheia de crianças. O segmento, que é falado na língua da Indonésia, aborda tanto o tema do pecado (traição), como o  da religião, preparando o espectador para uma chacina que vai ocorrer no local…

O melhor da antologia…

V_H_S_2_36298

Slumber Party Alien Abduction – Mostra uma casa, onde estão diversos jovens, (uns fazendo sexo, e outros estripulias), e que de repente é invadida por extraterrestres.

vhs-2-slumber-party-alien-abduction2

V/H/S 2 é inferior ao antecessor, com desempenho mediano, e peca pela falta de criatividade no roteiro, focando unicamente em assombrações, “zumbis” e extra-terrestres, isto é não apresentando novidade no gênero. Uma produção com mulheres nuas, sexo e com o mesmo grau de violência do primeiro filme, isto é, todos os ingredientes do seu antecessor.

É um filme que serve apenas como entretenimento e distração, sendo que a proposta interessante inicial e a fórmula de sucesso apresentada em V/H/S aparentam ter sido desgastadas em V/H/S 2. Uma produção que não agrada como o antecessor, mas que mesmo assim consegue divertir o público.

A grande mente por detrás das antologias V/H/S é Brad Miska, co-fundador e editor-chefe do site  Bloody Disgusting, que está envolvido na produção.

A distribuição de V/H/S 2 está nas mãos da Magnet Releasing, responsável também pela distribuição de V/H/S (2012), O ABC da Morte (2012) e  John Dies at the End (2012).

Em outubro de 2014, a franquia e trilogia é encerrada com V/H/S Viral.

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s