Confira os cursos da IX edição do Fantaspoa

Fantaspoa 2013

De 03 a 19 de maio de 2013, acontecerá o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição que serão apresentadas, conforme o Terror no Sofá noticiou, o evento trará duas atividades de formação: a Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico Giallo, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi (em inglês, sem tradução simultânea). Os cursos terão custo de inscrição de 130 (Oficina de Efeitos Especiais e Maquiagem) e 120 reais (Curso “Giallo”). A quem quiser participar dos dois cursos, o custo total será de 230 reais. Para inscrições, escrever para nicolas@fantaspoa.com.

Abaixo, mais informações sobre cada curso:

Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem

Rodrigo Aragão

Datas: 04 e 05 de maio de 2013, das 14h às 19h.

Valor de inscrição: 130 reais.

Número máximo de participantes: 20.

Local: a ser definido, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.

Objetivo: capacitar pessoas na produção de efeitos especiais e, assim, agregar valor à produção cultural brasileira e proporcionar ao mercado opções diversificadas de técnicas e produtos que seguem os altos padrões de qualidade.

Conteúdo:
– História dos Efeitos em Maquiagem: Das cavernas a Rick Baker.
– Conhecendo Materiais: Cosméticos artísticos e técnicos.
– Bases e Solventes para Pigmentação: Óleo, água e álcool.
– Técnica de Maquiagem Duas Dimensões: Hematomas, cortes e queimaduras.
– Maquiagem em Três Dimensões Utilizando Látex: Hematomas e inchaços, cortes profundos, queimaduras de terceiro grau.
– Fabricação de Massa Moldável: Modelando personagens.
– Fabricação de Sangue: Tonalidades, densidades e aplicações.
– Construção Conceitual e Física dos Personagens: Concepção, planejamento e realização.
– Criação Prática de Personagens.

Os Alunos da oficina aprenderão a produzir os próprios materiais, em sua maioria natural e biodegradável. (Massa de trigo, verniz à base de breu, papel, etc.).

Sobre o oficineiro:

Rodrigo Aragão trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Com o primeiro longa metragem, Mangue Negro (2008), considerado Cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. Com o segundo filme, A Noite do Chupacabras (2011) veio a concepção de um monstro 100% latino americano, e hoje, com seu terceiro longa, Mar Negro, Aragão se estabeleceu como uma referência em Maquiagem FX no Brasil.

Curso Giallo

Luigi Cozzi

Datas: 11 e 12 de maio de 2013, das 10h às 12h30min.

Valor de inscrição: 120 reais.

Número máximo de participantes: 50.

Local: a ser definido, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.

Pré-requisito: conhecimento de inglês (o curso será realizado em inglês).

Objetivo: Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo “giallo” (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970. Herdando dos velhos livros de bolso as tramas macabras de mistério e suspense; os finais surpreendentes; a sensualidade/erotismo; e os violentos assassinatos, estas produções eram muito criticadas no seu país de origem, mas com o tempo ganharam status de culto no mundo inteiro. O curso objetiva apresentar um completo panorama sobre os filmes “gialli”, suas características e principais obras através de um dos próprios realizadores, o diretor italiano Luigi Cozzi.
Conteúdo:
– Análise da forte influência do cinema de Alfred Hitchcock e dos filmes noir norte-americanos nos “gialli”.
– Análise das características comuns às obras do ciclo (como o misterioso assassino de luvas pretas, as lâminas brilhantes e a brutalidade quase operística, além do uso de animais e números nos títulos).
– Os filmes mais representativos e seus diretores (como Dario Argento, Mario Bava, Sergio Martino, Lucio Fulci, Umberto Lenzi, Aldo Lado, entre outros).
– As impactantes trilhas sonoras, que ajudam a criar o ambiente de suspense e perigo constante, e imortalizaram compositores como Bruno Nicolai, Ennio Morricone, Fabio Frizzi, Riz Ortolani e a banda de rock progressivo Goblin (responsável pela trilha sonora de diversos filmes de Dario Argento).

Sobre o ministrante:

O diretor-roteirista italiano Luigi Cozzi é fã de ficção científica, trabalhou com atores famosos como Klaus Kinski, Christopher Plummer, Donald Pleasence, Lou Ferrigno, David Hasselhoff e Caroline Munro, realizou filmes nos mais variados gêneros, escreveu livros e artigos sobre cinema fantástico. Cozzi dirigiu o giallo “Matador Implacável” (L’assassino è Costretto ad Uccidere Ancora) em 1975, além de ser amigo pessoal de um dos nomes mais famosos do ciclo: Dario Argento. Luigi inclusive trabalhou com ele em vários filmes: co-escreveu Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971), fez os efeitos visuais de Phenomena (1985) e foi assistente do diretor em Dois Olhos Satânicos (1990) e Síndrome Mortal(1995). Atualmente, é sócio de Argento na loja Profondo Rosso, que vende artigos relacionados ao gênero fantástico e possui um museu sobre Giallo.

Aos interessados, inscrevam-se logo pois as vagas são limitadas.

Fonte/ Divulgação: João Fleck e Nicolas Tonsho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s