Atualizado: Mais informações divulgadas do Fantaspoa 2013

Fantaspoa

Mais informações sobre o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2013, que acontece entre os dias 03 a 19 de maio na capital do Rio Grande do Sul, foram divulgadas.

As presenças de Ruggero Deodato, Cláudio Simonetti e Luigi Cozzi foram confirmadas, e a abertura do evento será prestigiada pelo aguardado Mar Negro, de Rodrigo Aragão.

Amostras, Exibições e Competições anunciadas:

Zombio 2, Reencarnação do Sexo, O Gabinete do Dr. Caligari

Na mostra Especiais teremos a exibição do inédito Zombio 2: Chimarrão Zombies, com a presença de grande parte da equipe e o seu idealizador Petter Baiestorf.

Teremos também o diretor e roteirista Luiz Castellini apresentando A Reencarnação do Sexo, de 1982, e uma sessão especial de O Gabinete do Dr. Caligari, no Instituto Goethe de Porto Alegre, com a trilha sonora executada ao vivo pelo pianista alemão Marian Lux no dia 07 de maio. 

Cockneys Vs. Zombies, The Battery

Dentre os 6 títulos, dessa vez  na mostra Apocalipse Zumbi, em sua segunda edição, teremos duas sessões comentadas: Mattias Hoene virá apresentar Cockneys Vs. Zombies, vencedor de diversos prêmios, incluindo o Meliès de Prata na última edição do Festival de Trieste, e que conta a história de criminosos que se veem numa invasão zumbis e tentam a todo custo chegar num asilo para salvar a avó de um deles. Além disso, Jeremy Gardner (diretor, roteirista e ator) e Adam Cronheim (produtor e ator) virão apresentar The Battery, filme sobre dois ex-jogadores de beisebol que atravessam as estradas rurais de New England após uma terrível praga que tornou o mundo repleto de mortos-vivos.

Competição Ibero-Americana e Trash 2: As Tetas de Ana L.

Serão 12 títulos na Competição Ibero-Americana, incluindo a primeira exibição no Brasil do multipremiado filme espanhol Lobos de Arga, sobre um homem descendente de uma família marcada pela maldição de se tornar lobisomem que retorna à Terra Natal e tem que lidar com o temor da população local. Além disso, será realizada a primeira exibição mundial de Trash 2: As Tetas de Ana L., que será apresentado pelo seu diretor Alejo Rébora. O filme conta a história de uma mulher que tenta recuperar os seus seios (uau!!!), roubados por mafiosos.

Competição Internacional

37 filmes estarão em competição na Competição Internacional, entre eles A Casa das Últimas Coisas, obra que mostra três jovens numa enigmática casa que embarcam numa viagem a um estranho mundo onde a alucinação e a realidade se confudem. A exibição será apresentada pelo diretor Michael Bartlett e pelo ator principal, o ótimo Blake Berris (Days of our Lives). Outros dois títulos a serem destacados são Imaginaerum e American Mary. O primeiro é uma super produção do gênero fantasia baseada no disco homônimo da banda Nightwish e que mostra um velho compositor convivendo com a demência e perda de memória, restando-lhe apenas suas memórias e imaginações da infância. O segundo é a última produção das Twisted Twins (Jen e Sylvia Soska), que arrebatou prêmios por festivais de cinema de gênero ao redor do planeta e que mostra a história de uma médica que realiza cirurgias ilegais com bizarras modificações corporais. Esses três filmes terão sua primeira exibição na América Latina no Fantaspoa.

Atualizado – 30 de março de 2013.

Ano da Alemanha no Brasil

2013 é o Ano da Alemanha no Brasil. Em função deste evento, o Fantaspoa junto com o Instituto Goethe de Porto Alegre, apresentará uma mostra exclusiva chamada Horror Underground Alemão, que trará 9 títulos em exibições única, dos 3 cineastas responsáveis por este movimento: Olaf Ittenbach, Andreas Schnaas e Jörg Buttgereit.

Na Competição Internacional, estão programados cinco filmes germânicos, e quatro deles terão seus diretores e parte da equipe – graças ao apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre e da German Films – presentes no evento. Erros dos Corpo Humano conta sobre um cientista canadense que vai à Alemanha trabalhar num ambicioso projeto para descobrir um gene para a regeneração humana. Stephan Rick apresentará a sessão comentada de O Bom Vizinho, que mostra uma amizade que fica conturbada após o testemunho de um atropelamento fatal; e Mathieu Seiler e o produtor Cengiz Peker apresentarão A Excursão, filme com toques de conto de fada macabro, sobre uma família que vai passar uma sombria tarde no campo. Também, o evento contará com a presença de Jan Speckenbach, diretor de Os Esquecidos, filme exibido no Festival de Cinema de Berlim, que mostra um pai numa Alemanha em que crianças estão misteriosamente desaparecendo; e da diretora Alex Schmidt e do músico Marian Lux, que debaterão Você Prometeu. Selecionado para o prestigiado Festival de Cinema de Veneza, o filme conta a história de duas amigas que se reencontram depois de muitos anos separadas e que acabam tendo que lidar com segredos do passado.

Big Ass Spider

Para o encerramento do festival, teremos a exibição de Big Ass Spider, do diretor norte-americano Mike Mendez, que estará presente no evento para a apresentação de seu filme.

Fonte/ Crédito: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s