IX Fantaspoa terá presenças ilustres de fora do Brasil… Adivinha quem?

Ruggero Deodato - Fantaspoa 2013

Por Calil Neto 

A IX edição do Fantaspoa contará novamente nesse ano de 2013 com presenças internacionais. Ebaaaaaaaaa. Os grandes homenageados do festival serão os italianos Ruggero Deodato e Claudio Simonetti que estarão presentes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e conversarão com a platéia presente. 

Ambos conversarão com a galera em quatro sessões da Mostra Homenageados, que ocorrerá na primeira semana do evento, e o melhor dessa edição é que Claudio Simonetti também realizará um concerto musical em 12 de maio no Átrio do Santander Cultural para contagiar a turma.

Também marcará presença novamente no festival, (para mais alegria e encanto dos fãs), o diretor italiano Luigi Cozzi que apresentará ao público três obras: um documentário sobre cinema fantástico inédito na América Latina (Roma Fantástica); um filme romântico que declaradamente é uma de suas realizações preferidas (O Último Concerto); e a sua versão de Godzilla, conhecida como Cozzila e por muitos considerado o primeiro filme colorido manualmente da história do cinema. 

Cozzi também ministrará um curso sobre Giallo, famoso e cultuado subgênero de cinema italiano cujo ápice foi na década de 1970 e com o qual dialogou diretamente em parte de sua obra. 

Ruggero Deoadato, ficou conhecido mundialmente por dirigir filmes de horror violentos e sangrentos, sendo o mais conhecido Cannibal Hollocaust (1980), dirigindo ao todo 25 filmes, nove dos quais serão exibidos na retrospectiva de sua carreira. 

Claudio Simonetti é filho do apresentador Enrico Simonetti, maestro, pianista e compositor italiano que apresentou, na década de 1950, o popular programa “Simonetti Show”, da TV Excelsior. Por isso, nasceu em São Paulo e morou no Brasil até os 12 anos de idade. Na década de 1970, foi um dos fundadores do grupo musical de rock progressivo Goblin, cultuado mundialmente por ter composto as trilhas mais notáveis de diversos filmes do mestre italiano Dario Argento, como Profondo Rosso, Tenebre e Suspiria. Após o fim do Goblin, no final dos anos 1970, Simonetti continuou compondo trilhas sonoras e trabalhou com diversos diretores, como Lucio Fulci, Ruggero Deodato, Sergio Martino, Umberto Lenzi e Lamberto Bava. Em 1999, ele formou a banda Daemonia, com a qual compôs várias trilhas para filmes de Dario Argento.

Luigi Cozzi, dirigiu e roteirizou grandes clássicos do cinema como Starcrash (1978), Contamination (1980) e Paganini Horror (1989). 

O IX Fantaspoa é uma apresentação da Petrobras, e realização da Fantaspoa Produções.

Acontecerá entre os dias 03 e 19 de maio de 2013.

E aí vai encarar? 

Fonte/ Créditos: João Fleck e Nicolas Tonsho, da Fantaspoa Produções.

Anúncios

2 comentários sobre “IX Fantaspoa terá presenças ilustres de fora do Brasil… Adivinha quem?

  1. O Fantaspoa é um dos eventos culturais que mais tenho vontade de ir, torço que em 2014 eu consiga realizar este feito.

    Enquanto escrevo estou ouvindo o Goblin, e os caras são mesmo ótimos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s