Quem matou Rosemary ? (1981).

Quem Matou Rosemary? (1981)

Por Calil Neto

The Prowler (aka Rosemary´s Killer), conhecido no Brasil como Quem Matou Rosemary?, é um filme slasher de 1981 dirigido por Joseph Zito, que seguiu a mesma onda de outros filmes do gênero das décadas de 70 e 80 como O Massacre da Serra Elétrica (1974), A Morte Convida para Dançar (1980), Sexta-feira 13 (1980) , Dia dos Namorados Macabros (1981),  A Hora do Pesadelo (1984), Natal Sangrento (1984), entre inúmeros outros que se tornaram clássicos e fizeram época.

O filme foi roteirizado por Glenn Leopold (desenhos Smurfs e Scooby-Doo) e Neal Barbera F. (filho de Joseph Barbera), e produzido também pelo próprio ZitoDavid Streit (A Experiência e Jurassic Park 3), com um orçamento estimado em 1 milhão de dólares, sendo até citado e mencionado honrosamente por Eli Roth ( O Albergue I e II, Aftershock) no documentário Fantastic Flesh, como uma das suas inspirações na carreira.

SPOILERS…

Rosemary´s Killer começa com um noticiário em preto e branco detalhando a volta dos soldados que retornam da Europa após o fim da segunda grande guerra (1939-1945). Rosemary  ou  Francis Rosemary Chatham (Joy Glaccum) escreve uma carta a seu ex-namorado, dizendo que não pode mais esperá-lo voltar da guerra, e começa um novo relacionamento amoroso.

prowler7

É 28 de junho de 1945, e é baile de formatura em Avalon Bay. Rosemary está com seu novo namorado Roy (Timothy Wahrer) e ambos são assassinados e não se sabe quem é o responsável por essas mortes misteriosas. Uma rosa é deixado no local do crime. Será  o ex-namorado de Rosemary que voltou da guerra para se vingar ou é algum louco mesmo que está a solta na região?

Major Chatham (Lawrence Tierney) não quer mais que sejam realizados anualmente bailes de formatura na cidade, sendo que trinta e cinco anos depois, um novo baile de formatura é realizado e novas mortes começam a ocorrer para a desgraça em Avalon Bay, e o pior de tudo é que a mesma espécie de rosa que foi deixada com Rosemary após o crime é encontrada nas cenas desses novos crimes. Será o mesmo assassino de Rosemary ou algum louco que quer cometer crimes semelhantes ao de 1945?

tumblr_m8o4l6SHO61r9t0eso1_500

Gira um suspense em torno da identidade do serial-killer que veste uma farda de soldado de guerra.

the_prowler_02

No elenco temos Vicky Dawson, Christopher Goutman, e no papel do xerife George Fraser, temos Farley Granger, que trabalhou com o mestre do suspense Alfred Hitchcock em Festim Diabólico e Pacto Sinistro.

4wOXT0nEVbboLsqqD6drmvnWScP

Quem matou Rosemary? tem bastante gore e cenas violentas, que podem chocar ao espectador mais sensível. Mas nada que fuja do estilo de outros filmes slasher, com muitas pitadas de violência, e muitos jovens inofensivos assassinados.

Quem matou Rosemary?, com o gore ao extremo, e o sangue em evidência, me lembrou um pouco dos filmes giallo italianos, de assassinato e mistério, de Dario Argento, Mario Bava.

Mestre Tom Savini 

757306123

Quem matou Rosemary? tem nada mais nada menos que Tom Savini, reconhecido por seu belíssimo trabalho eternizado no gênero do horror, encarregado dos efeitos especiais e maquiagem, para engrandecer ainda mais a obra.

Joseph Zito e Tom Savini trabalhariam juntos novamente como diretor, e responsável pelos efeitos especiais e maquiagem, respectivamente,  em outro slasher, Sexta-feira 13: O Capítulo Final (1984).

Um belíssimo slasher da parceria Joseph Zito e Tom Savini.

SUPER DICA!!!!

Nota: 3,5 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s