Calígula (1979).

Calígula (1979)Por Calil Neto

Roma Pagã – 37 D.C – 41 D.C – Que lucro teria um homem ao ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma? Marcos 8:36. 

Você caríssimo leitor gosta de filmes clássicos e épicos como foi Ben Hur (1959), com Charlton Heston  e Spartacus (1960), com Kirk Douglas? O polêmico e apimentado Calígula (1979), dirigido por Tinto Brass, é bem diferente desses filmes épicos convencionais.

Calígula, é uma mistura de filme épico com filme de sacanagem, e bota sacanagem no filme de Tinto Brass (O Voyeur, Luxúria) , com humor negro e cenas adicionais filmadas por Giancarlo Lui e Bob Guccione, criador da famosa marca do pornô Penthouse, de origem inglesa, concorrente de outras grandes marcas como Playboy e Hustler.

Calígula interpretado pelo talentoso Malcolm McDowell (Laranja Mecânica), que virá posteriormente a realizar papéis em filmes de horror como a série Halloween (2007-2009), de Rob Zombie,  e o remake de Natal Sangrento (2012), é o novo imperador de Roma, e toma posse do governo após o assassinato premeditado de seu avô Tiberius (Peter O’Toole), tornando-se agora Calígula César;  e trazendo mais maldades, mortes e diversos orgias nada convencionais ( e por que não dizer também em estupros?) em uma sociedade romana em caos.

caligula1

SPOILERS

Calígula tem um caso amoroso com sua irmã Drusilla, interpretada pela belíssima Teresa Ann Savoy, e se apaixona por Caesonia, interpretada por nada mais, nada menos que Helen Mirren jovemzinha (A Rainha), em um passado cinematográfico que ao meu ver, Helen juntamente com Peter O’Toole, Malcolm McDowell e companhia, devem querer esquecer.

No longa temos closes nas partes íntímas e pudentas dos atores figurantes, mostrando masturbação, sexo entre lésbicas (belíssimas por sinal), com sexo oral, algumas cenas com seres feiosos e defeituosos, e momentos escatológicos.

O roteiro de Calígula  que está nas mãos  de Gore Vidal (falecido em 2012),  não é o seu forte. O atrativo da produção estão nas belíssimas atrizes nuas e nas cenas de sexo. Se quer uma história bonitinha, ou seja um conto de fadas, não procure pelo filme em questão.

Calígula

Um filme épico que em alguns momentos se torna um filme de horror, com a tragicidade e erotização exarcebada vistos no andamento da película!!!

Na narrativa de Calígula, após observarmos como o imperador maltratava seus subordinados, tanto na violência sexual, quanto na violência ditatorial, de um Deus, se assim podemos dizer, temos uma tragédia romana com o assassinato de Calígula e sua família, em uma conspiração do exército imperial que estava insatisfeita com o governo atual do mau caráter e pervertido. Cláudio César será o novo comandante do império Romano, após o derramamento de muito sangue de Calígula !!! Ave César!!!

Quando lançado no Brasil, Calígula foi censurado, como também em diversos outros países do mundo. Calígula foi lançado em DVD pela Europa Filmes em edição comemorativa pelos 20 anos com cenas adicionais inéditas totalmente remasterizado digitalmente em 148 minutos de filme.

Bob Guccione investiu 17,5 milhões de dólares em Calígula, e faturou, apenas nos Estados Unidos, 23,4 milhões de dólares no ano de estreia… Se considerarmos o que gastou e faturou em terrinhas americanas, o lucro não foi grande.

Calígula nos leva a refletir o que o Homem é capaz de fazer para obter o poder, e as ruindades que pode realizar para se manter nele.

Para os mais conservadores, não aconselho que assistam Calígula, devido a alta erotização e desmoralização dos costumes contida na obra cinematográfica retratada,  mas já para os cinéfilos mais liberais e tarados de plantão, é um ótimo pedido.

Helen Mirren nuazinha da silva...
Helen Mirren nuazinha da silva…

Nota: 3,5 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s