Review – Frankenstein (1931).

Frankenstein (1931)

Por Calil Neto

Frankenstein (EUA/ em preto e branco – 1931) é o segundo filme de monstros clássicos da Universal Studios, dirigido por James Whale, e uma das obras responsáveis em eternizar e imortalizar o mito do cinema de horror Boris Karloff na pele do monstro Frankenstein. Além de interpretar o Frankenstein em 1931, Karloff também atuou em A Múmia (1932), na pele do monstro egípcio.

A produção é baseada na obra da escritora britânica Mary Shelley, e teve Boris Karloff como uma das alternativas para interpretar o personagem Frankenstein, já que Bela Lugosi, que já tinha  ficado conhecido como o personagem Drácula, recusou o papel.

Na trama, o doutor Henry Frankenstein ( Colin Clive) e seu criado corcunda Fritz  (Dwight Frye) violando cemitérios em busca de defuntos para criar a nova forma de vida, que virá a ser o feioso monstro Frankenstein.

Mas existe um porém, e o monstro Frankenstein foi revivido com um cérebro anormal roubado de um laboratório, que pertenceu a um assassino.

frankenstein-review

Ao mesmo tempo que está para acontecer o casamento entre o jovem doutor Henry e a bela Elizabeth (Mae Clarke), o feioso monstro foge da torre onde renasceu das trevas, sendo um problema para quem cruzar seu caminho.

Frankenstein-photo-9
Quer brincar?

Uma das cenas mais notórias da produção em questão para mim, foi a cena em que a pequena Maria (Marilyn Harris), próxima a um lago, pergunta para o monstro, se ele quer brincar com ela, não temendo esta a feiúra do Frankenstein perdido.

Nesta cena, presenciamos um conflito entre a menina pura e inocente, e um monstro maldoso e mal caráter, gerando no espectador o medo e o desconforto de que o monstro faça algo de mal à pequena donzela.

Vale ressaltar mais uma vez que Boris Karloff, tem uma atuação impecável e memorável, com todos seus estranhos movimentos e trejeitos corporais, com toda uma belíssima construção do personagem.

Frankenstein (1931) teve as sequências A Noiva de Frankenstein (1935) e O Filho de Frankenstein (1939), também pela Universal, sendo que Karloff interpretou o vilão monstruoso em ambas. 

Uma ótima recomendação. Filme imortal.

FOTOS DE BASTIDORES.

Ugly Parlor À esquerda Jack Pierce, um dos grandes responsáveis pela maquiagem de diversos monstros da Universal. Chop-Top 

Nota: 4,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s