Review – Os Contos de Canterbury (Itália – França – 1972).

 

Por Calil Neto

Assisti Os Contos de Canterbury (I Raconti di Canterbury) do mestre Pier Paolo Pasolini, do ano de 1972, que é a segunda parte da Trilogia da Vida, composta do primeiro filme O Decameron (Il Decameron/ 1971) e As mil e uma noites (Il Fiore Delle Mille e Una Notte / 1974), o terceiro da trilogia.

O longa é baseado nos contos eróticos de Geoffrey Chaucer, escritos no século XIV, e consagrado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1972. Filmado na Inglaterra, com cenografia de Dante Ferretti e trilha sonora de Ennio Morricone.

Os Contos de Canterbury, mostra também em tom cômico, as travessuras e taras humanas, e o que o homem é capaz de fazer para satisfazer seus desejos: levando estes a cometer o pecado.

O adultério, a prostituição, a ganância, o apego às coisas materiais… o sexooooo e erotismo, são temas tratados com frequência nas obras de Pasolini. Em Os Contos de Canterbury o tema morte também entra em destaque nesta extensa lista, podendo levar o pecador a ir para o ceú ou ao inferno após a morte.

Para quem não sabe, o diretor Pasolini, mais uma vez atua em uma de suas obras cinematográficas, fazendo o papel do escritor Geoffrey Chaucer. Os Contos de Canterbury também tem alguns atores e rostinhos conhecidos do primeiro filme.

E a nudez dos personagens e o sexo não poderiam ficar de fora, motivos para Pasolini ganhar adeptos de seus filmes pelo mundo todo.  Não sei se é por causa de Pasolini ter sido homossexual, mas parece que o diretor tem uma fixação em mostrar closes do membro sexual masculino em seus filmes.

A produção possui alguns momentos escatológicos, como o momento em que uma bela rapariga peida no rosto de um pretendente; e quando os diabinhos no final do filme peidam e defecam no inferno.

A escatologia foi um tema lembrado também no filme Salò ou os 120 dias de Sodoma (1975); último filme da carreira de Pasolini, que daria início a Trilogia da Morte.

 Um filme para descontração total!!!

Nota: 3,0 de 5,0. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s