O Corvo (2012).

Por Calil Neto

O Corvo (The Raven / 2012 – EUA, Hungria, Espanha) é uma produção ficcional dirigida por James McTeigue (do filme V de Vingança), onde o autor de contos e poemas macabros, e crítico literário norte-americano Edgar Allan Poe (John Cusack), se envolve junto com a polícia de Baltimore em uma investigação para capturar um serial killer, que se baseia nos contos de Poe para matar suas vítimas.

No longa, eles unem a ficção com a realidade. As obras mais conhecidas de Edgar Allan Poe (1809-1849) são as Góticas, e seus temas mais frequentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifação, a reanimação dos mortos e o luto. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo negro, uma reação literária ao transcendentalismo, do qual Poe fortemente não gostava.

Em janeiro de 1845, Poe publicou seu poema O Corvo, que logo se tornou um grande sucesso, e serviu de referência para o título da produção de McTeigue.

No enredo, junto com o detetive Emmett Fields (Luke Evans), Poe parte para descobrir o assassino por trás dos crimes e das cartas enigmáticas, e do responsável pelo seqüestro de sua amada, Emily (Alice Eve), que é impedida pelo pai de manter relacionamentos com o poeta.

O Corvo almeja explicar pelo menos na linha ficcional, como foram os dias anteriores a morte de Edgar Allan Poe, que faleceu sem que as causas de sua morte fossem apuradas.

Outro O Corvo?

Em 1994, outro filme também chamado O Corvo foi lançado, mas este dirigido por Alex Proyas.

O Corvo, com o ator Brandon Lee, é baseado em uma história em quadrinhos homônima escrita por James O’Barr, e não tem correlação com o poema de Edgar Allan Poe.

 

 

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s