Review – Star Wars Turco ( Turquia – 1982).

Por Calil Neto

Estive presente em 18 de agosto de 2012, no segundo dia da Mostra Os Clones de Star Wars, realizada na Biblioteca Viriato Corrêa, em São Paulo, e assisti a essa pérola do cinema turco, Star Wars Turco, que sugiro para quem gosta de filmes trash e de baixo orçamento, com muita lutinha, e simplicidade na produção.

Seu ano de realização é 1982 e seu nome em turco é Dünyayı Kurtaran Adam, na tradução literal O Homem que Salvou o Mundo. 

A produção tem no elenco: Cüneyt Arkin, Aytekin Akkaya, Füsun Uçar, Hüseyin Peyda, Necla Fide, e a direção é de Çetin Inanç.

O enredo é o seguinte:

Dois fortinhos viajantes do espaço acabam caindo em um planeta desértico, dominado por um maléfico mago que quer dominar a Terra e o Universo. Além de escravizar seu planeta, o mago quer saber como funciona o cérebro humano e adquirir os poderes que tornam a raça humana um ser único no Universo.

A produção cita bastante através de diálogos e imagens o Islamismo e o Alcorão. O mago representa o demônio, que aterroriza as religiões, no caso o próprio Islamismo.

Star Wars Turco por ser um filme de baixo orçamento, utiliza trechos do próprio Star Wars de George Lucas na montagem e edição, e o pior, sem pagar por seus direitos autorais.

Uma das marcas de Star Wars Turco foi usar a trilha clássica dos filmes de Indiana Jones no lugar da trilha de Star Wars de George Lucas. (será que na hora da produção e edição do filme, não sabiam a diferença? Muitos risos!!!)

E alguns monstrengos do longa parecem aqueles inimigos da série de tv Power Rangers ou aquelas fantasias que são usadas em festas de criancinhas. As lutas dos viajantes protagonistas são muito hilárias, com lutas a porradas e de espadas, e muitas perdas de braços e pernas dos inimigos.

Em Star Wars Turco não espere efeitos especiais de primeira e uso de CGI, e não espere também muito nexo na narrativa, mas sim muita diversão, tosquices de primeira e gargalhadas das boas.

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s