Plano 9 do Espaço Sideral (1959).

Por Calil Neto

Assisti a biografia realizada por Tim Burton a respeito da vida de Edward Davis Wood, Jr., o Ed Wood (1924-78), e resolvi logo em seguida prestigiar a um dos maiores clássicos cult de ficção científica do diretor, o mais conhecido de sua carreira, Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 from Outer Space – 1959).

(Considerado por muitos, o pior filme de todos os tempos…)

Plano 9 do Espaço Sideral é um filme americano de baixo orçamento, estimado em 60.000 dólares apenas, que estreou nos EUA, em 22 de julho de 1959, com naves espaciais que eram movidas à cordas (por pessoas que estavam nos bastidores do filme), e narra o domínio extraterrestre sobre o planeta.

Os ETs (que se assemelham e muito com os seres humanos, já que os efeitos especiais e de maquiagens da época não eram evoluídos como são hoje!!!), transformam pessoas em zumbis para estes auxiliarem os alienígenas no domínio do Universo.

Estão em Plano 9 do Espaço Sideral, Tor Johnson e Vampira, que aceitou atuar no filme de Ed Wood, mas sem contracenar com diálogos.

A produção conta ainda com o experiente Bela Lugosi, que morreu durante as filmagens, e foi substituído por um ator inexperiente, Tom Mason, que usava uma capa para esconder o rosto.

Um filme gostoso e aprazível de se assistir, sem violência, com algumas cenas antológicas de monstrengos como Tor Johnson saindo do túmulo após se transformar em um zumbi.

Para quem quer entender melhor como eram feitos os filmes de ficção científica de antigamente (na longínqua década de 50), uma obra de Ed Wood imperdível.

Outros filmes dignos de uma conferida, e também de realização de Ed Wood são: Glen ou Glenda? (1953) e A Noiva do Monstro (1955), ambos com Bela Lugosi.

Recomendadíssimo!

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

2 comentários sobre “Plano 9 do Espaço Sideral (1959).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s