O Homem Elefante (1980).

Por Calil Neto

Um filme de co-produção inglesa-americana, O Homem Elefante é um clássico em preto e branco de 1980, dirigido pelo mestre David Lynch (Eraserhead, seriado Twin Peaks). David Lynch também assina o roteiro junto com Christopher De Vore e Eric Bergren.

O Homem Elefante é baseado em parte dos manuscritos do Dr. Frederick Treves (“O Homem-Elefante e outras reminiscências”), interpretado pelo talentosíssimo Anthony Hopkins ( O silêncio dos Inocentes na obra de Lynch, e, em outra parte, do “Estudo da Dignidade Humana” de Ashley Montagu, e apresenta em sua narrativa a história real de um homem com enormes deformidades físicas e incapacidade mental, que sofria preconceito da sociedade inglesa no século XIX.

SPOILERS

Tanto a peça de teatro como o filme se basearam na vida de John Merrick, que devido a uma doença rara sofria de uma deformidade no corpo.

O filme quer honrar a coragem de Merrick diante das dificuldades durante a sua existência.

Joseph (John Hurt) era visto como um monstro assustador no circo onde trabalhava e vivia às custas de sua feiúra para atrair dinheiro a seu dono Bytes (Freddie Jones), que além de o forçar a trabalhar, também o maltratava.

(Joseph era conhecido no circo como O Homem Elefante….)

Homem Elefante?

Segundo detalhes do enredo da obra cinematográfica, a mãe de Joseph, teria sido atacada por um elefante quando estava grávida de seu filho.

(Uma das razões, além da doença de Joseph, pelo jovem ser tratado também como Homem Elefante!!!)

Solução para a deformidade?

O médico Frederick Treves, acaba descobrindo então Joseph no circo onde este se apresentava, e o encaminha  ao Hospital de Londres para ser tratado.

Existirá solução para o problema de Joseph?

Amizades e inveja

É lá no hospital onde Joseph aprende a se comunicar melhor nas falas e nas leituras através do auxílio do médico Frederick Treves, e onde o “monstro” com sua agradabilidade por trás da feia aparência conquista novos amigos e aliados.

Mas como nem tudo são flores, Bytes, seu dono, quer reconquistar seu ganha-pão e fazer de tudo para levar Joseph de volta ao circo.

Fecham-se as cortinas...
Fecham-se as cortinas…

Vale a pena?

Uma belíssima e emocionante produção do gênero drama, que mostra como as aparências enganam, e que nem todo monstro na realidade é um monstro.

Imperdível !!!!

Oscar 1981

O Homem Elefante recebeu oito indicações ao OSCAR de 1981, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Hurt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção.

Infelizmente, a produção não conquistou nenhuma estatueta.

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s