Review – ED WOOD (1994).

Por Calil Neto

O diretor Tim Burton resolveu em 1994 fazer uma obra cinematográfica e biográfica do cineasta Edward Davis Wood, Jr, mais conhecido como Ed Wood, que não foi muito valorizado quando era vivo, era fã ardoroso do mestre Orson Welles, e amava se vestir de mulher.

Ed Wood foi considerado por muitos críticos o pior cineasta de todos os tempos”, e hoje é cultuado por muito fãs pelo mundo afora.

Americano, nascido em Poughkeepsie, Nova Iorque, no dia 10 de outubro de 1924, Ed Wood fez filmes trash, de terror, de ficção científica e eróticos.

O filme de maior sucesso do diretor foi “Plan 9 From Outer Space” (Plano 9 do Espaço Sideral) de 1959. Outros filme notórios do senhor Wood, foram Glen ou Glenda? (1953) e A Noiva do Monstro (1955), ambos também com o icônico Bela Lugosi.

Na biografia “Ed Wood” (USA/ 1994), o malfadado diretor (interpretado por Johnny Depp), corre atrás do sucesso através do improviso, pouco dinheiro, e contratação de atores nada convencionais para seus filmes, como o veterano Bela Lugosi (Martin Landau), o ex-lutador de luta livre sueco Tor Johnson (George ‘The Animal’ Steele), Vampira (Lisa Marie), entre outros.

“Ed Wood” tem a participação de Sarah Jessica Parker, de “Sex and the City”, no papel de Dolores Fuller, e Bill Murray, de “Os Caça-Fantasmas”, no papel de Bunny Breckinridge.

O clássicos de Ed Wood são indubitavelmente lembrados na biografia realizada por Tim Burton, como “Glen ou Glenda?” (1953), “A noiva do Monstro” (1955), e “Plano 9 do Espaço Sideral” (1959), obra marcada pela morte de Bela Lugosi que falece após filmar as primeiras cenas.

Bela Lugosi é logo substituído por um dublê inexperiente.

Uma belíssima homenagem de Tim Burton, a um diretor que estava em busca de fama em Hollywood (e foi reconhecido infelizmente apenas postumamente), e a um tremendo ator, Bela Lugosi, que teve a carreira marcada enternamente pelo personagem Drácula nos cinemas.

Legal trazer às novas gerações esse simples e honrado legado de sir.. Ed Wood.

Parabéns Tim Burton !!!!! Parabéns Ed Wood !!!!

Nota: 3,0 de 5,0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s